domingo, 26 de agosto de 2012

JORGE MACEDO



(…)
Tudo que era bem para o povo os colonos punham na distância a onde pra chegar era  preciso rebentar pés descalços  até sangrar a carne fina das crianças morrendo no obscurantismo a sede dos livros. Depois crescermos entre milhões um ou outro conseguia fugir o contrato nas páginas do quinto ano do liceu.
Tudo o quer era bem para o povo angolano os colonos punham em distante distância… distância que a gente por mais que um dia e noite toda a vida andava ninguém chegava lá.
Na resposta do mahezo que vizinho Janita veio-lhe dar mãe Jola disse:
- Mano, a gente precisa só mesmo hoje hoje demanhã demanhã te viram você acordaste… Agora dia você mesmo dizer tem ainda alegria. Nada, mano. Vida do patrício é só mesmo você sai na malamba… entra na malamba. Café que estamos plantar na força de passar dia todo com copito de caporroto mais nada… Você às vezes não quer mais ficar a dever fuba e peixe na taberna deles para não te roubarem todas colheita toda a vida mas vizinho, quem que na pobreza tanta do povo pode fazer capricho na precisão até já mesmo lata para ir no rio você tem de comprar neles… até os anos no cabelo branco te comerem as forças… você mesmo vizinho não estás ver mesmo no povo os mais velho setenta ano que andaram nas lavras… afinal o colono que não cultivou fica só no balcão a nos xingar… nossos sacos de milho… de café… de jinguba ficaram dele… eles não é que são os ricos e nósque cultivamos sempre pobre… pobre… póóóbere.
Cachimbando seu cachimbo antigo vizinho Janota o mahezu da vizinha cortou:
- Mahezu, ngana! – Mana, venho te pidir duzentos escudos faz favor. Amanhã, se eu não vou pagar imposto, só chefe vai mandar me pôr na cadeia. Mãe Jola batendo palma da mão na testa malambou esta malamba:
- Eu já pra pôr filho na escola vendi cabra único que me dá de comer… mano não me faz chorar.
Vizinho Janota tanga na bunda e quimono roto no peto e na dikinda pra lembrar camisa começou correr os caminhos todos do bairro a fim de livrar prisão…
(…)

Sem comentários: