sexta-feira, 13 de abril de 2012

Inquirindo

carrasca de upistas
espia de tugas
prostituta
mulher metida em política
aqui estou etiquetada disso
inquirindo o dim deste pesadelo
inquirindo
cada vez que soa o passo bruto,
ronca o jeep militar,
a corneta toca formatura geral.
colam-me o guarda à porta.
será o pelotão do talho,
a minha vez, a dele
um camarada na margem direita
o capitão conga vem levar-nos
agora ou nunca?
aqui estou eu inquirindo
sempre inquirindo.
na ilha do inferno não há túnel.
vietname acabou abuso yankee.
colômbia retomou caminho da dignidade.
outra mina rebentou em pretória.
acima de tudo
kipanzu
(com cienfuegos, kamy e o outro)
avança.
consertando o estragado
varrendo o colonialista
edificando o lógico.
brazza transmitiu a marcha do kamy?
inquirindo
inquirindo
inquirindo p'ra manter
a luta constante
entre o suicídio à espreita
e este louco redemoinho
até a manhã chegar,
p'ra mim sair viva do campo da morte
e poder ser útil
na liberdade de escolha
da responsabilidade a tomar
e liberdade de acção
para realizá-la.

Deolinda Rodrigues de Almeida

Sem comentários: